Em relação ao seu futuro financeiro, mais especificamente o “tamanho” do seu futuro financeiro, o que é mais importante: tempo ou dinheiro?

Você já ouviu a frase “dinheiro faz dinheiro”? Analisando objetivamente, isso é verdade. Dinheiro só pode crescer sozinho por meio de investimento, e investimento exige um capital inicial.

O problema é que a crença que se desenvolveu em torno dessa frase é a de que é preciso MUITO dinheiro para começar a investir ou para ter um resultado significante. E que fazê-lo com pouco não vale a pena.

Vamos acabar com essa crença com uma ilustração bem simples, mas muito reveladora.

Imagine 2 irmãos gêmeos com 19 anos de idade. O primeiro irmão começa a investir apenas $5 por dia aos 19 anos e o faz por 10 anos. Após 10 anos ele pára e nunca mais investe um centavo.

O segundo irmão não investe nada nos primeiros 10 anos e aos 29 anos de idade começa a investir os mesmos $5 por dia ($1,800 por ano) e o faz por 32 anos, até os 60 anos quando ambos planejam se aposentar. A taxa de rendimento para os dois irmãos é a mesma: juros compostos de 10% ao ano.

Resumindo: o primeiro investe $1,800 por ano por 10 anos. O segundo não investe nada por 10 anos e depois investe $1,800 por ano por 32 anos. Quem você acha que terá mais dinheiro guardado para a aposentadoria? Veja com seus próprios olhos na tabela abaixo. O primeiro terá quase $250,000 A MAIS que o segundo.

tabela-19-anos-587x1024

Espero que você já esteja se despedindo da crença infundada de que é preciso muito dinheiro para construir um futuro financeiro seguro. O que você precisa é de consistência, uma taxa de juros compostos decente (menos de 1% na poupança não vai adiantar) e TEMPO. Como você viu na ilustração, o tempo é capaz de compensar até pelo tamanho do investimento. O primeiro investiu menos mas começou mais cedo e por isso terminou com mais.

No jogo do dinheiro tempo é a única coisa que você não pode perder. E antes que você comece a pensar que os irmãos têm apenas 19 anos e você já passou dos 30, portanto para você a história é diferente, pare! É verdade que quanto mais cedo se começar a investir melhor. Mas se você não começou há 10 anos, comece hoje.

Veja na tabela abaixo a comparação entre começar a investir $150/mês aos 35 anos, versus esperar para começar aos 40.

tabela-35-anos-784x1024

Mais de $130,000 de diferença aos 65 anos de idade!  Pelo visto a frase certa é “Tempo é dinheiro”! Mas não da maneira como você estava acostumado a pensar…

Todos nós sabemos como é fácil deixar passar 5 anos. Comece a guardar para o seu futuro hoje.

 

Publicado originalmente por Marina Couto no blog Brasileirinho.com